O Livro de Eclesiastes


O Livro

O Livro do Eclesiastes é a reflexão de um sábio sobre a realidade da vida humana, ao fim de toda uma vida de experiências. O autor é tido pela tradição como Salomão, uma vez que relata ter sido filho de Davi, Rei de Israel e ter reunido grande riqueza.

A Condição Humana

No início, o sábio fala de tudo que desfrutou na vida, do luxo e dos prazeres, e da importância que dava a essas coisas. porém, ao buscar a sabedoria percebe que tudo é passageiro na condição humana e que se deve buscar a realização em outras coisas. Esta condição mundana afeta a todos igualmente, seja rico ou pobre, poderoso ou humilde. A realidade humana é passageira e, ao final, todos serão julgados da mesma forma. Portanto, a vida deve ser observada com prudência.

O Livro fala da justiça, do papel de cada um, do tempo, e de como se deve viver com moderação. Afirma essas coisas e outras, para ao fim concluir que tudo não passa de vaidade. Deve-se sempre lembrar que o Senhor tudo vê e pondera.

Ao passo que os Provérbios contém a sabedoria do Povo como vinda de Deus, o Eclesiastes é uma reflexão do homem, inspirada por Deus, sobre sua realidade. E a realidade do homem é o que se encontra debaixo do Céu. Ou seja, no mundo dos homens, tudo pode levar à dor e ao sofrimento, e isso contrasta com o divino e o eterno, que deve ser buscado, ao invés do que é mundano e passageiro.



Eclesiastes