O Livro de Ageu
O Livro
O Profeta e seu tempo
Ageu foi um profeta da época posterior ao Exílio na Babilônia e foi importante na reconstrução do Templo, como é descrito no Livro deEsdras. Após o cativeiro na Babilônia, onde ficara em cativeiro por setenta anos, o Povo Judeu retornava a sua terra, depois de ser libertado por Ciro, por obra de Deus. Chegando a Jerusalém, o Povo de restabelece e inicia a reconstrução do Templo. Porém, as pessoas sofriam com as dificuldades materiais e era cada vez mais difícil executar a tarefa, quando pressões políticas dos poderosos da região fizeram os trabalhos ser interrompidos.
O papel de Ageu
Ageu trouxe então mensagens divinas aos judeus, ao governador Zoroabel e aos sumo sacerdote Josué, para que a reconstrução do Templo fosse retomada. Para isso, o Povo precisava se unir em torno desta missão, além de se dedicar a isso como se dedicava a suprir sua própria existência.
A Mensagem
Ageu conclamou o Povo a renovar sua fé e enfrentar as dificuldades com coragem. Mas tinha a missão de unir os judeus, pois, trabalhando apenas para sua sobrevivência, cada um pensava só em si, mas trabalhando para seu Deus, uniam-se como comunidade e Nação. Uma vez reconstruído, o Templo abrigaria mais uma vez o Espírito do Senhor e Sua Nação se cobriria de glória. E, após o Dia do Senhor, um grande futuro aguardava Seu Povo.