O Livro do Gênesis
O Livro
A Criação
No livro do Gênesis, vemos como Deus criou o universo e o nosso mundo, criando por fim o Homem, para reinar sobre a Criação. Porém, ao pecar, comendo do fruto da Árvore do Bem e do Mal, o Homem é expulso do Paraíso e condenado a trabalhar para viver.
O Grande Dilúvio
Posteriormente, Deus se arrepende de Sua Criação e decide destruir os homens, pois estavam tomados por corrupção e maus costumes. O homem seria destruído com todos os seres viventes sobre a Terra. Encontrando, porém, um homem de bom coração, o Senhor dá a ele a missão de construir uma Arca para salvar a si mesmo, sua família e dois exemplares de cada espécie de animais, enquanto inundava a Terra com um grande Dilúvio. Este homem foi Noé, o primeiro patriarca do Povo Escolhido.
Os Patriarcas e a Aliança
Após o Dilúvio, passaram-se vinte gerações, até que surgiu Abraão, com quem Deus celebrou a Grande Aliança. Testando sua fé, o Senhor lhe ordena o sacrifício do próprio filho. Quando estava a ponto de fazê-lo, é interrompido pelo anjo do Senhor. Deus então faz com ele a Aliança, prometendo prosperidade ele e a toda a sua descendência, se cumprissem sempre os desígnios do Senhor. Abraão foi pai de Isaac e avô de Jacó.
O Povo Hebreu no Egito
Jacó teve doze filhos, que mais tarde dariam origem às Doze Tribos de Israel. O livro do Gênesis termina com a história de José, décimo primeiro filho de Jacó, que , por ciúmes, foi vendido pelos irmãos como escravo. Ao chegar ao Egito, caiu nas graças do Faraó, ao interpretar seu sonho e salvar aquela nação da fome. Posteriormente, isso salvou também o seu próprio Povo, que foi para o Egito em busca de alimento e por lá ficou.
Pessoas
- Abraão
- Adão
- Eva
- Caim
- Abel
- Set
- Noé
- Isaac
- Esaú
- Jacó
- José
Fatos Principais
- Torre de Babel
- Criação do Universo
- Expulsão do paraíso
- Morte de Abel
- O Grande Dilúvio
- A Grande Aliança
- A Escolha de Jacó
- A História de José no Egito
Destaques
- A Criação
- A Aliança
- A Ida dos Hebreus para o Egito