O Primeiro Livro das Crônicas


O Livro

Após a saída do Egito e a peregrinação pelo deserto, o Povo Hebreu instalou-se na Terra Prometida para conquistá-la. Foi o tempo dos juízes, os líderes de cada tribo que Deus inspirava para julgar o Povo. Quando Samuel julgava Israel, os judeus clamaram a Deus por um Rei que unisse as Tribos. Deus escolheu então Saul para reinar em seu nome, mas Saul foi desobediente e Deus mandou o profeta Samuel ungir Davi como novo Rei.

As Genealogias de israel

O Primeiro Livro das Crônicas começa com uma lista de genealogias que iniciam com Adão e vão até a época dos Reis, descrevendo as gerações das Tribos de Israel até Davi e Salomão. Assim, liga-os aos Patriarcas de Israel e à tradição do Povo Hebreu.

Davi Aclamado como Rei

Em combate com os filisteus, Saul percebe que morrerá, pois não foi obediente a Deus. Ele cai sobre a espada de seu companheiro e morre no campo de batalha. Davi lamenta o fato, mas depois é reconhecido como Rei pelos representantes das Tribos de Israel. Continuando a campanha militar, Davi então dirige-se a Jerusalém e a conquista, estabelecendo-se naquela que ficou conhecida como a Cidade de Davi. Então, os exércitos vem de toda Israel para aclamá-lo como Rei.

O Lar da Arca da Aliança

Após a conquista de Jerusalém, Davi a define como capital do Reino, determinando que seria lá o lar definitivo da Arca da Aliança, que continha as tábuas da Lei de Moisés. A cidade cumpriria o papel central nos ritos e tradições judáicas, onde seria erguido um grande Templo, para que fosse a Morada do Senhor. Deus, no entanto, fala a Davi que, por causa de seus pecados, não seria ele, mas seu filho que construiria o Templo.

A Conquista da Terra

Seguindo sempre as orientações do Senhor, que lhe falava diretamente, ou por intermédio de homens de Deus como Natan e Joabe, Davi combateu os filisteus e alcançou grandes vitórias, conquistando terras e riquezas, com as quais Salomão construiria o Templo. Assim, estabeleceu Israel como nação soberana.

O Líder de Israel

Além disso, Davi determinou ritos religiosos, que precisavam de definição, como a forma pela qual a Arca devia ser carregada. Ele compôs vários Salmos e também designou os sacerdotes responsáveis por cada função na Religião, mostrando que o Rei não era apenas o General de Deus mas também seu representante para as atividades espirituais.

O Legado de Davi

Ao fim da vida, Davi se informa a todos que Salomão seria seu sucessor no Trono de Israel, tomando cuidado para que nada ameaçasse seu filho. Depois de quarenta anos como Rei, Davi morre, deixando tudo pronto para a construção do Templo do Senhor.



1 Crônicas