O Livro de Habacuque
O Livro
Contra a Maldade
O profeta Habacuque viveu provavelmente no tempo em que o Império Assírio começava a cair, antes da destruição de Jerusalém. Criticava a injustiça e a cobiça dos homens na sociedade corrompida. Mas principalmente, pedia a intervenção de Deus contra toda a maldade, injustiça, opressão, violência.
O Livro
No livro, há dois pedidos de socorro. Ao primeiro, o Senhor anuncia a vinda de um grande exército caldeu, que tomará e devastará a terra. Porém, ante a terrível profecia de mais opressão e violência por parte de um novo conquistador, Habacuc suplica a Deus uma vez mais, que responde com cinco maldições contra a opressão: contra os ladrões, gananciosos, os criminosos, os enganadores e os falsos profetas. Os opressores serão castigados por Deus, no devido tempo.
O livro termina com o Salmo de Habacuque, que exalta e louva a Deus, falando da ação do Senhor no passado, que premiou sempre os que lhe foram fiéis. A estes, o Senhor reserva a felicidade.
A Mensagem de Habacuque
A Mensagem do Profeta é a perseverança nos momentos mais difíceis, em que os justos se mantém fiéis a Deus, fiéis à sua fé.