O Segundo Livro de Samuel


O Livro

Após sair do Egito e peregrinar pelo deserto rumo à conquista da Terra Prometida, o Povo Escolhido passou por um período de consolidação dessa conquista, que terminou com o Rei Davi, o maior de todos os reis de Israel. O Segundo Livro de Samuel conta a história de Davi e a glória de Israel.

A Conquista de Jerusalém

Após a morte de Saul em batalha, que estava em desgraça perante o Senhor, Davi assumiu o Reino de Judá. Após ser ungido ainda jovem, Davi confirma a profecia de Samuel, tornando-se Rei e trazendo glória para Israel, a Nação do Senhor. Depois de ser reconhecido como Rei, ele marchou e conquistou Jerusalém dos jebuseus, fazendo-a capital do Reino. Em seu reinado, conquistou enfim a Terra Prometida.

O Rei Davi

Davi governou em nome do Senhor, compreendendo seu papel no plano de Deus. Por isso, o Senhor sempre esteve com ele. Por todas as suas realizações, Deus abençoou toda a descendência de Davi, que sempre estaria ligada a Jerusalém. Foi um Rei justo e obediente a Deus, sabendo unir os homens e tornar o reino forte. Para sempre, seria lembrado como o maior monarca de Israel.

O Pecado de Davi

Porém, Davi fez mal aos olhos do Senhor, quando cobiçou e tomou a esposa de seu amigo, mandando-o ao campo de batalha para morrer. Avisado pelo profeta Natã que havia desagradado a Deus com suas ações, Davi se arrependeu profundamente. Por isso, o Senhor puniu a Davi tirando a vida do filho que havia sido fruto do pecado. Mas Deus perdoou Davi, deu-lhe mais um filho, Salomão, e o abençoou. Ao fim, Davi alcançou grandes conquistas em nome de Israel, reunindo tesouros para que, após sua morte, Salomão construísse o Grande Templo do Senhor.



2 Samuel