O Cântico dos Cânticos


O Livro

Atribuído a Salomão, o Cântico dos Cânticos é um livro poético, que versa sobre o amor mútuo entre Deus e Israel, ou entre Jesus e a Igreja. Esse amor é representado no relacionamento entre um casal, referidos no texto por vezes como um pastor e uma pastora, como esposo e esposa, como irmão e irmã.

No poema, os dois amantes se alternam em elogios para a pessoa amada, descrevendo suas qualidades e suas virtudes. Alternam-se também nas declarações do amor que sentem um pelo outro, usando das palavras mais belas. A amada é vista como pura, inocente, como seria o Povo de Deus. Seu amor pelo amado é absoluto, sendo correspondido em seu sentimento.

Há referências de uma corte real e seu luxo, como também de uma vida no campo, com coisas simples e boas. O contraste entre um ambiente de riquezas e as belezas do campo remete à fidelidade à Lei do Senhor frente aos encantos das sensações que o mundo oferece. Diante disso prevalece a devoção da amada virtuosa, como deve prevalecer a fé do Povo em Deus e a obediência a seus preceitos.



Cânticos