O Livro de Amós


O Livro

O Livro de Amós contém a mensagem de Deus trazida pelo profeta à terra de Israel, o reino apartado de Judá, após os anos de Salomão. Cronologicamente, ele foi, dos profetas representados nos livros proféticos da Bíblia, o primeiro a pregar, tendo influenciado Isaías e Oséias. Denunciando os pecados de Israel, foi perseguido e seus discípulos se esforçaram por divulgar suas palavras.

O Pecado de Israel

No tempo do rei Ozias, em Judá, e Jeroboão, em Israel, estes dois reinos viviam uma época de prosperidade. A riqueza, no entanto, ficava concentrada nos mais ricos da população, havendo muita pobreza. Amós se levanta contra os costumes levianos das vidas de luxo, denunciando o pecado de Israel. Assim, atraiu a ira de poderosos, inclusive de sacerdotes, que controlavam cultos onde a fé não o principal.

O Livro

No texto, o profeta Amós anuncia castigos de Deus para Israel e as nações vizinhas, concentrando-se depois em denunciar os pecados de Israel, alertando contra os vícios, a busca da riqueza a qualquer preço, o abandono dos mais pobres e os cultos sem fé. Por fim, anuncia, em suas visões, o futuro trágico que o Senhor traria a Israel devido ao seu pecado, razão porque foi expulso de Betel.

A Mensagem de Amós

Tendo deixado sua terra, em Judá, para pregar no Reino do Norte, Israel, Amós passa a visão de Deus, de que aos Seus olhos, os dois povos são um só. E o pecado do orgulho, que valorizava a riqueza e desprezava os pobres, existia em ambos. Toda a Nação do Senhor deveria buscar o arrependimento e cuidar dos pobres, cultivando também a verdadeira fé nos rituais religiosos.



Amós