O Livro de Jeremias


O Livro

O Profeta e seu tempo

O Profeta Jeremias testemunhou os acontecimentos em Judá, desde o reinado de Josias até o exílio na Babilônia. Profetizando desde jovem, avisou que, devido ao pecado dos judeus, que não eram fiéis a Deus e cultuavam outros deuses, Jerusalém seria destruída e o Templo do Senhor cairia. Condenava como falsa e ilusória a adoração a tais ídolos, conclamando a todos que voltassem a seguir a Lei do Senhor.

Perseguições

Como o tempo posterior a Josias foi de desgraça para Judá, época em que a influência estrangeira determinou até mesmo quem ocuparia o Trono de Davi, Jeremias, que insistia que o pecado da Nação persistia e condenava os novos governantes, sofreu com ódios e perseguições. Em certas ocasiões, como em seu Discurso no Templo, correu grande risco e chegou a ser preso.

Mantendo viva a chama de Israel

Após a Queda de Jerusalém, Jeremias lamentou a tragédia, exprimindo o pesar de todo o Povo, o que deu origem a outro livro da Bíblia: as Lamentações. Aos judeus no exílio da Babilônia, enviou as Palavras de Deus, que diziam para o Povo manter-se como Nação, mesmo sem terra própria, respeitando as leis e os governos estrangeiros, mas sem esquecer a Lei de Deus.

A Salvação de Israel

Dizia assim Jeremias que Israel seria salvo, se o Povo fosse fiel a Deus. Mas antes os judeus teriam que pagar pelos pecados que causaram sua ruína, sofrendo por setenta anos nas mãos dos inimigos. Ao fim, o Profeta avisava que as demais nações também seriam castigadas pelo Senhor.



Jeremias