O Livro de Oséias


O Livro

Oséias pregou antes de todos os outros profetas, no Reino de Israel, ao Norte. Ao mesmo tempo em que falava do fim trágico que traria a política de Israel, perante o Egito e a Assíria, influenciou Isaías, Jeremias e Ezequiel, ao falar da relação entre Deus e a Nação.

O Amor de Deus por Seu Povo

O relação entre Deus e Seu Povo é narrada como o amor de um casal, representado, nas palavras do profeta, pela união entre um homem - o próprio Oséias - e uma prostituta. Ao praticar o adultério, a prostituta representa o Povo de Israel, que entrou em pecado ao cultuar outros deuses, sendo infiel ao Senhor. Em Seu amor, Deus acolhe o Povo infiel, mas, mesmo perdoado, o Povo adúltero ainda deve pagar pelo pecado, pois a confiança não é reconquistada de imediato.

O Amor vence o Pecado

Oséias avisa sobre os pecados cometidos pelo Povo, mostrando como o culto a Baal remete a instintos animais, trazendo segurança apenas ilusória. O Senhor, ao contrário, domina a natureza e a própria História dos povos. Em Seu amor, Ele traz o perdão, embora sofra por seu Povo pacientemente, mas é exigente com os pecadores. Deus quer que todos compreendam que somente Ele é o objeto do verdadeiro amor.



Oséias