A Carta aos Hebreus


O Livro

Entre os atos praticados pelos apóstolos após a partida de Cristo, além das viagens e pregações por todo o mundo, estão os escritos que deixaram. Um desses escritos é a Carta aos Hebreus, que se aproxima mais de um discurso, versando sobre a natureza divina de Cristo e seu papel junto aos homens.

Sobre a Autoria e os Destinatários da Carta

O autor da carta não é conhecido mas, devido à doutrina exposta em outros textos, ela é atribuída a Paulo. O fato é que a estrutura e a linguagem nãos são as mesmas das demais cartas do apóstolo, razão pela qual alguns pensam que foi redigida por um seguidor próximo a ele.

Embora não se saiba ao certo quem seriam os destinatários desta carta, supõe-se que fossem cristãos vindos do judaísmo, que sofriam as dificuldades por que passavam todos os cristãos, como perseguições e disputas, e as pressões de judeus que cobravam deles os antigos costumes. Sendo assim, o texto envereda pelas raízes judaicas da doutrina cristã, mostrando como Cristo trouxe a Nova Aliança e um novo rumo para o mundo, razão pela qual deveriam perseverar sobre os obstáculos.

Jesus é o Salvador da Humanidade

Inicialmente, o texto fala sobre a posição de Jesus no universo, estando ao lado de Deus, igual ao Pai; e, assim, acima dos anjos e dos homens, sendo o grande sacerdote de todos nós. Cristo conheceu o sofrimento humano como um de nós e nos mostra o caminho para o Reino de Deus. Assim, no papel de sacerdote, é superior a todos os que vieram antes, que exerceram o sacerdócio durante suas vidas. Jesus, tendo subidos aos céus, permanece sacerdote dos homens pela eternidade. Os sacerdotes faziam sempre sacrifícios por seus pecados e pelos pecados dos outros. Jesus fez o sacrifício supremo de uma só vez, oferecendo a si mesmo para salvar a humanidade.

A Fé Cristã

Devemos honrar o sacrifício de Cristo dando a Ele nossas próprias vidas e nossa fé incondicional. Com seu sacrifício, Jesus deu à humanidade um novo caminho, cabendo aos homens trilhá-lo, pois o que conhece a verdade e ainda assim peca não pode fugir à punição e entrar no Reino de Deus. Portanto, não se deve recuar na fé diante das dificuldades, pois o destino do cristão é ser salvo.

A Boa Nova

O significado da Paixão de Cristo é o Novo Caminho que Jesus anunciou, e que cabe aos cristãos continuar a anunciar. É a realização da Grande Promessa, a que todos os grandes homens e mulheres se dedicaram durante o Antigo Testamento, mas que não puderam testemunhar. Pois, apesar de seus grandiosos atos de fé, somente com Jesus a Promessa foi cumprida. Aos cristãos cabe perseverar na fé diante de todas as provações, com as quais Deus nos dá sabedoria, e seguir em uma vida cristã, sem pecado, para servir ao desígnio de Deus.



Hebreus