A Carta aos Filipenses


O Livro

Paulo, discípulo de Jesus, pregou o Evangelho em suas viagens, sendo por isso perseguido e maltratado. Por muito tempo esteve preso, mas não deixou de trabalhar pela defesa da mensagem de Cristo e da nova Igreja. Quando esteve no cativeiro em Roma escreveu esta mensagem para os cristãos de Filipos, cidade européia em que havia muitos convertidos vieram do judaísmo, o que levantava discussões acerca da prática dos antigos costumes religiosos. Portanto, o apóstolo escreveu para esclarecer dúvidas surgidas na comunidade cristã e para afirmar a palavra de Jesus, cuja essência não podia ser adulterada.

A Alegria de viver em Deus

O apóstolo esteve várias vezes em Filipos, mas quando esteve com os Filipenses, houve vezes em que passou por situações de perigo, tendo que que se ausentar da comunidade por questão de segurança. Mas sempre se manteve informado sobre o que acontecida na cidade e na comunidade cristã, pois a tinha em grande apreço. Recordando tais dificuldades, ele diz primeiro na carta para que seus irmãos não se preocupassem com sua situação de cativo, pois as atribulações são desta vida, para a glória que virá na ressurreição. Assim, afirma que o cristão deve, sobretudo, alegrar-se no Senhor e ter assim a paz de Deus em primeiro lugar.

A Postura do Cristão

Sobre os discordantes na Igreja, recomendou que os filipenses não se deixassem intimidar com os que exigem os costumes antigos, pois de nada vale isso tudo sem a fé. A fé é buscar a Cristo. Não sendo perfeitos como Deus, devemos sempre almejar a perfeição em nossas ações, passando uma mensagem de amor e fé. Por isso o exemplo do cristão é tão importante. Ele deve permanecer firme na luta, mas mantendo-se em comunhão. O cristão deve ser humilde, renunciando à superioridade e ao orgulho, mas sendo firme contra os defensores dos costumes judeus. Paulo lembrou que Jesus se deixou rebaixar, fazendo-se homem, para depois ser exaltado acima de tudo que há na Terra.

Sobretudo, os filipenses deveriam perseverar para que a comunidade se mantivesse una como fora desde seu início.



Filipenses