A Primeira Carta de João


O Livro

Após o período em que Jesus Cristo esteve na terra passando aos homens seus ensinamentos, os apóstolos deram continuidade à sua obra, pregando pelo mundo a verdade do Evangelho. João, que escreveu um Evangelho e o Apocalipse, também escreveu três cartas aos cristãos, em que fala principalmente da atitude cristã e a natureza de Deus.

A Natureza de Cristo

Naquele tempo, a Igreja já começava a se estabelecer em várias localidades e, pela distância e abrangência, surgiam dúvidas e questionamentos sobre a própria natureza de Deus, dado que parte da missão da Igreja seria levar a Palavra aos que não conheciam a Boa Nova trazida por Cristo. João lembra que o cristão não pode nunca duvidar da natureza divina de Jesus, que foi enviado por Deus. Uma vida com Deus deve buscar sempre a iluminação, sabendo que a verdade está em Deus e o cristão deve ser, portanto, fiel à Sua Palavra.

Deus é Amor

A vida do cristão deve ser repleta de atitude guiada pela fé. Praticar a fé, a justiça e ajudar os necessitados é se aproximar de Deus, da luz e da verdade. Da mesma forma, faltar com o próximo e cair em pecado é afastar-se de Deus. Como Jesus se fez homem e sentiu a dor do mundo, Deus mostrou assim seu amor pela humanidade. Como filhos de Deus, devemos por em prática seus ensinamentos, sendo justos e caridosos. Buscar a Deus é buscar uma vida de paz interior, seguindo os preceitos de Sua Palavra. Sobretudo, deve-se seguir seu maior ensinamento, que é o amor.



1 João