O Segundo Livro dos Reis


O Livro

Elias e Eliseu

No início do Segundo Livro dos Reis, o Profeta Elias é arrebatado pelo Senhor, deixando Eliseu como sucessor. Este herda sua autoridade e profetiza em Israel. Além de servir de iluminação para os Reis de Israel e Judá, Eliseu operou vários milagres em nome de Deus.

Jezabel e a Casa de Acabe

Foi por intermédio de Eliseu que o Senhor destruiu a Casa de Acabe. Após a morte de Acabe, que operou muitos males pela influência de Jezabel, Jorão seu filho reinou em seu lugar sobre Israel. Eliseu, porém, recebeu do Senhor a mensagem de que acabaria com a Casa de Acabe, por causa de seus pecados, e faria Jezabel ser comida pelos cães. Assim, mandou ungir Jeú como Rei de Israel. Após receber a missão do Senhor, Jeú eliminou Jorão, dando depois a Jezabel o fim que o Senhor havia determinado. Depois disso, matou a todos os descendentes de Acabe e expulsou de Israel o culto a Baal. Por isso, o Senhor permitiu a sua descendência que governasse Israel por quatro gerações. Porém, como fez o mal e não se livrou dos pecados de Jeroboão, o Senhor moveu o Rei da Síria e outros reinos contra Israel.

A Destruição de Israel

Apesar dos conselhos dos profetas, os reis de Israel faziam o mal aos olhos do Senhor, pois, mesmo quando proibiam o culto a outros deuses, permitiam antigas formas de rituais e maus costumes. Após a morte de Eliseu, vários reis se sucederam, mas nenhum se desviou dos maus caminhos, mantendo a Nação em pecado. Assim, o Senhor decidiu destruir Israel, animando o Rei da Assíria, que tomou Samaria e Israel e levou cativo o Povo.

A Destruição de Judá

Após a destruição de Israel, o Rei Ezequias, de Judá, com a orientação do profeta Isaías, em enfrentou o Rei da Assíria e conseguiu manter o Reino do Senhor. Porém, após Ezequias, que foi um bom rei, Manassés seu filho impôs a Judá e Jerusalém os piores costumes e feitiçarias, restaurando os cultos a outros deuses, desrespeitando o nome de Deus. Assim, o Senhor se irou contra Judá por causa das provocações do Rei Manassés e, mesmo com toda a devoção e atos do Rei Josias, que reverteu todo o mal de Manassés, inclusive proibindo os maus costumes, o Senhor fez cair em Judá sua ira e o rei Nabucodonosor destruiu Jerusalém e o Templo, levando os judeus como cativos para a Babilônia.



2 Reis