O Livro de Jonas


O Livro

A Resistência do Profeta

Jonas foi convocado pelo Senhor para ir a Nínive, capital da Assíria, de modo a passar a mensagem divina de que, graças às crueldades daquele povo, Deus os castigaria gravemente, a não ser que se penitenciassem.

Diante da missão, Jonas foge e embarca para uma terra distante. Na viagem, porém, Deus envia uma grande tempestade que ameaça a todos no navio. Jonas é lançado ao mar para aplacar a ira do Senhor e, ao invés de morrer, é engolido por um grande peixe que, depois de três dias, cospe o profeta em uma praia.

O Temor de Jonas e sua Mensagem

Desta vez, Jonas obedece ao Senhor e segue para Nínive, onde passa a palavra de Deus à população, dizendo que uma grande castigo viria em quarenta dias, caso não houvesse arrependimento. As pessoas daquela terra se converteram, fazendo jejum e penitência, de modo que o Senhor as poupou de seu destino.

Mas o próprio Jonas questionou esta bondade, pois eram severas suas palavras. Mas Deus o repreendeu, explicando que o mais importante é a salvação dos homens. Assim, fica claro que, a despeito do egoísmo do homem, a maior vontade de Deus é salvá-lo, e não só os israelitas, mas os de todos os povos.



Jonas