O Livro de Isaías


O Livro

A Corrupção dos Reinos

O Profeta Isaías viveu na Época dos Reis, quando Israel e Judá eram os Reinos do Povo Escolhido, mas os governantes falhavam aos olhos de Deus. Naqueles dias, enquanto houve, em graus variados, relaxamento e acomodação nas práticas religiosas, em que não era raro que os ritos tivessem mais ostentação do que exercício da fé, cultos estrangeiros se espalhavam e tentavam penetrar nos dois reinos. Sendo toleradas, essas práticas corrompiam o Povo e traziam injustiça para com os menos afortunados. Diante disso, Isaías trazia a mensagem de Deus, condenando os maus costumes e a idolatria, mas anunciando os castigos decorrentes dos maus atos.

A Falta de Fé na Proteção de Deus

Numa época em que Israel e Judá sofriam a ameaça constante de grandes impérios vizinhos, seus governantes temiam a conquista estrangeira e buscavam alternativas para sobrevivência. Aliando-se com outras nações para tentar fazer frente às forças inimigas, o Reino de Israel não escapou à ira de Deus com sua corrupção, e terminou sucumbindo.

Os governantes de Judá curvaram-se à força estrangeira para sobreviver como reino, permitindo em seu território outras religiões. Isaías insistia junto aos reis para terem fé no Senhor e em sua proteção. Seguindo sua orientação e restaurando os ritos, os governantes conseguiram manter o Reino.

Um Futuro Melhor

Isaías, porém, previra que reis seguintes fariam o mal aos olhos de Deus que, com Sua ira, Destruiria Jerusalém. Ele profetizou então a queda do Reino e o fim do cativeiro no estrangeiro, prevendo um novo começo para o Povo, ao qual viria o messias enviado por Deus.