O Livro de Jó


O Livro

Deus e Satanás

O Livro de Jó começa com uma diálogo entre Deus e Satanás, em que Deus apresenta o exemplo de Jó um homem próspero e justo, que caminha conforme os preceitos do Senhor e tem grande fé. Ao argumentar que a dedicação de Jó vinha do desejo de retribuição, Satanás obtém de Deus permissão para agir contra ele, pondo à prova sua fé.

As Provações

Subitamente, Jó recebe a notícias de que seu gado, seus servos e seus filhos haviam morrido. Ele aceita com pesar os acontecimentos, mas bendiz o Senhor. Então, doenças consomem sua carne e ele padece, mas aceita-as como a vontade de Deus.

As Argumentações

Jó lamenta seu destino, mas não o questiona. Sua esposa lhe diz para maldizer Deus, mas ele a contraria. Três amigos chegam para acompanhá-lo em sua doença, e buscam causas para sua desgraça, atribuindo-as a pecados anteriores de Jó e má conduta. Jó clama ao Senhor por um fim ao seu sofrimento, mas nega tais fatos a ele atribuídos pelos amigos, aguardando o julgamento de Deus.

A Recompensa

Após outro amigo, Eliú, falar sobre os desígnios do Senhor, Deus enfim intercede por Jó, restituindo-lhe tudo que perdera, e dando-lhe ainda mais, para que vivesse em paz e harmonia.