O Livro de Sofonias


O Livro

Sofonias viveu no tempo do Rei Josias, um período de guerras, após a expansão da Assíria, quando provavelmente houve a queda de Nínive e a destruição de Jerusalém. Neto de Ezequias, conhecia as autoridades e seu meio. Conhecia os abusos dos poderosos e via os pobres como mais próximos da Lei de Deus.

As Profecias

Em seu livro, fala dos avisos do Senhor para Judá, que vivia em pecado, advindo da ganância, da cobiça e da exploração dos humildes, além do abuso da idolatria a outros deuses e ao dinheiro, ao poder. Por tais erros, Jerusalém seria saqueada, as casas invadidas e os bens tomados. Os justo deveria voltar seu olhar a Deus.

O Dia do Senhor se aproximava e também Seu julgamento, portanto, deveria haver penitência, demonstrando-se o arrependimento perante Deus. Pois viria grande destruição em Judá como castigo pelos seus pecados.

Mas o Dia do Senhor não teria só castigo e punição. Depois do retorno do exílio na Babilônia, haveria a felicidade no Povo do Senhor. Jerusalém seria então a Casa do Senhor e Israel,entre as outras nações, a que iluminaria o mundo.

Mensagem

Em um mundo repleto de pecado e ódio, ganância e sofrimento, em que se sucediam as nações e as conquistas, com a previsão de devastação e morte, o Senhor permanece e é seu desígnio que os invasores tragam castigo aos pecadores. Porém, ele não abandonará Seu Povo e os que cultivarem sua fé e retidão serão recompensados.



Sofonias