A Primeira Carta aos Tessalonicenses


O Livro

Após a vida e a paixão de Jesus, seus discípulos continuaram sua obra, pregando o Evangelho pelo mundo e fundando igrejas. As novas comunidades cristãs passaram por muitas dificuldades e nem sempre os apóstolos podiam estar presentes, razão por que escreviam cartas para as igrejas. Esta carta foi escrita por Paulo, de Corinto, para a comunidade de Tessalônica, que sofria influência de uma colônia judaica naquela cidade, que defendia a adoção de costumes antigos, e de influências pagãs. Sua mensagem é de fé e perseverança diante das dificuldades, lembrando da autoridade de Cristo sobre todo o mundo, devendo os cristãos mostrar firmeza diante das dúvidas sobre o Reino de Deus.

O Progresso do Evangelho

Apesar da boa aceitação da mensagem cristã, Paulo teve de deixar os tessalonicenses após sua pregação, pois os judeus fomentaram grande oposição a ele. Assim, a carta começa dando graças pelo avanço da Palavra de Jesus e o crescimento da Igreja naquela cidade, mas lembra das dificuldades pelas quais passou lá, e que deveriam estar atormentando os cristãos. O apóstolo lhes diz então que as atribulações que viviam seriam ecos da provação por que Cristo passou. E que, portanto, os cristãos deviam ser perseverantes, para alcançar a glória maior, a glória de Deus. A carta transmite encorajamento para mais progresso, pois O progresso e o amor entre irmãos agrada a Deus.

Alegrar-se em Cristo

Sob questionamento, os cristãos deveriam manter-se firmes, pois não se deve buscar agradar aos homens, mas a Deus. Apesar de tudo, o Evangelho seguia seu caminho, fruto da fé daquela comunidade. Assim, o mais importante era cultivar o amor fraterno e uma vida de santidade, buscando a paz, na certeza de que o Espírito Santo estaria em suas ações. Sobretudo, alegrar-se em Deus, dando graças ao Senhor.



1 Tessalonicenses