O Livro de Neemias


O Livro

A Viagem de Neemias

Após receber notícias preocupantes, Neemias, funcionário da corte da Babilônia, obtém permissão do Rei para ir a Jerusalém ajudar na restauração dos judeus. Sua primeira grande atuação é na Reconstrução das muralhas de Jerusalém, restabelecendo fisicamente os limites da cidadela. Depois, auxilia a instauração da ordem social, criando as condições para que a Nação do Senhor pudesse se recuperar da destruição sofrida.

Esdras e Neemias

Como parte do processo de reconstrução, ocorre a volta dos ritos e costumes religiosos oficiais, em que se destacam a leitura pública da lei de Moisés, por Esdras, além do aconselhamento ao Povo, por Neemias e os levitas. Em clima de celebração, os judeus se reuniram e renovaram a aliança com Deus.

As Reformas

Juntamente com as iniciativas de repovoar Jerusalém, como o recenseamento e a luta contra as injustiças sociais, Neemias operou diversas reformas administrativas para a reconstrução da nação, como a regulamentação das ofertas e dos matrimônios, com a partida das estrangeiras, de modo a só haver casamentos entre judeus. Unindo as atuações de Esdras e Neemias, pode-se ver em seus livros o estabelecimento das regras e costumes judaicos que se preservaram desde então, como as medidas para a observância do sábado, como Dia do Senhor.



Neemias