O Primeiro Livro dos Reis


O Livro

Após sair do Egito e peregrinar pelo deserto rumo à conquista da Terra Prometida, o Povo Escolhido passou por um período de consolidação dessa conquista, que terminou com o Rei Davi, o maior de todos os reis de Israel. O Primeiro Livro dos Reis conta a história dos reis que se seguiram após sua morte.

O Rei Salomão

No início, é narrado como Salomão, filho de Davi, foi assegurado no Trono de Israel e governou com sabedoria, elevando o nome de Deus e de Sua Nação ao construir um grande Templo em Jerusalém. Com o Templo, os sacerdotes passaram a ter um espaço apropriado para a celebração dos rituais. Além disso, lá foram guardados os tesouros do Reino, como a Arca da Aliança, com as Leis de Deus. Após um reinado de grandeza e prosperidade, porém, Salomão, que tomara por esposas mulheres estrangeiras, passou a cultuar outros deuses, morrendo em desgraça.

A Divisão do Reino

Com o pecado de Salomão, também o Povo adorou outros deuses, o que desgraçou todo o Reino. Após sua morte, sucedeu-se uma disputa pelo trono, resultando na separação do reino em dois. Jeroboão tornou-se o Rei de Israel, que passou a compreender as tribos do norte, enquanto as tribos de Judá e Benjamin, ao sul, tornaram-se o Reino de Judá, onde passou a reinar Reoboão, filho de Salomão e descendente de Davi, conforme a promessa do Senhor.



1 Reis