A Carta aos Efésios


O Livro

Depois do martírio de Jesus e perseguições aos cristãos, o Paulo recebeu o chamado de Cristo e foi convertido. Empreendeu viagens para espalhar a mensagem de Deus e sofreu também perseguições. No cativeiro em Roma, Paulo escreve à comunidade de Éfeso, a qual frequentou por vários anos, mas à qual estava impossibilitado de comparecer. Desta forma, destina-lhes uma mensagem de coragem e fé, fazendo as melhores recomendações sobre o Evangelho e sobre como praticá-lo. Ressalta que a Igreja é uma grande unidade, sem se dedicar a suas divergências e problemas, pois o que realmente importa é o desígnio de Deus.

O Plano de Deus

No início da carta, Paulo, que havia sido judeu, chama atenção para a concepção cristã do Reino de Deus, representado na terra pela Igreja, destacando como a Igreja e os cristão formam um só corpo, sob o comando de Cristo. Jesus trouxe a grande mudança ao mundo, conciliando os homens que estavam divididos e, também, separados dos desígnios do Senhor. Assim, o apóstolo revela sua função no plano divino, de propagar a verdade cristã ao mundo, e assim abençoa a todos nesta carta.

A Vida Cristã

Da unidade do homem em Deus, decorre que a salvação é para todos. Sendo todos um só corpo, deve-se buscar viver em harmonia com Deus e o próximo. A doutrina cristã é desenvolvida nesta carta pelo apóstolo de modo claro, chamando atenção para o casamento e para as obrigações dos filhos com os pais. Além disso, deve-se buscar uma vida distante das impurezas de corpo e espírito, abandonando o ódio e abraçando o perdão. O cristão deve livrar-se da mentira e ser obediente a Deus, celebrando em conjunto o Senhor, pois a fé é a arma e a defesa de todos os cristãos.



Efésios