A Carta a Tito
O Livro
Após a partida de Jesus, os apóstolos, continuando sua obra, pregaram o Evangelho em várias viagens, auxiliando as comunidades cristãs. Paulo, nesta carta, fala a Tito sobre as necessidades da Igreja, seus membros, e sobre as características de uma vida cristã.
Tito
Tito era um seguidor de Paulo de origem grega, após convertido por este. Ajudou a resolver a questão de Corinto, revertendo a situação desfavorável ao apóstolo e dando novo vigor às comunidades cristãs. Foi designado pelo apóstolo para a igreja de Creta. Esta é uma das cartas pastorais, junto com as duas a Timóteo, por se tratarem de recomendações aos pastores. Estas cartas retratam em geral os cultos de louvor da Igreja antiga, e exaltam a grandeza de Cristo e sua obra.
Os Deveres Cristãos
A carta fala das qualidades e da vida pregressa necessárias aos sacerdotes, como a ausência de pecado. Fala também de deveres dos cristãos, a que os pastores deveriam prestar atenção, como a prática de boas obras, a caridade, o cuidado com as palavras falsas, vindas de tumultuadores, e a obediência à ordem vigente.