O Livro dos Provérbios
O Livro
Os Provérbios são pensamentos que mostram a sabedoria do Povo Israelita, a qual vem de Deus. Em geral, eles falam de sabedoria, do contraste entre os justos e os injustos e da reverência a Deus. Tratam de conselhos aos jovens, postura em relação à vida, da devoção ao Senhor, entre outras coisas.
Autoria
Tradicionalmente atribuídos a Salomão, filho de Davi, os pensamentos contém sua sabedoria, a qual, como se vê no Segundo Livro das Crônicas, ele recebeu de Deus como presente. Assim, estaria no Livro dos Provérbios uma parte da conhecida sabedoria de Salomão. Não poderia figurar ali toda a sua sabedoria, pois nem tudo o que disse foi escrito.
Além disso, o texto também traz provérbios que não originam de Salomão, mas de Agur e Lamuel, homens da corte do Rei Ezequias e outros sábios, que coletaram os ensinamentos do senso comum, em que se inseria a sabedoria do Povo de Deus.
Divisão
O Livro dos Provérbios não tem propriamente uma divisão, tratam-se mais de coleções reunidas que lhe dão corpo. Elas estão indicadas no texto:
- 1-9 - Palavras iniciais;
- 10:1 a 22:16 - Primeira coleção de Salomão;
- 22:17 a 24:22 - Primeira coleção dos sábios;
- 24:23-34 - Segunda coleção dos sábios;
- 25 a 29 - Segunda coleção de Salomão;
- 30:1-14 - Palavras de Agur;
- 30:15-33 - Sentenças numéricas;
- 31:1-9 - Palavras de Lamuel; e
- 31:10-31 - Elogio à mulher valorosa