A Segunda Carta a Timóteo


O Livro

Paulo, apóstolo que passou a seguir Jesus após receber Seu chamado, viajou por muitas regiões pregando o Evangelho e ajudando na construção da Igreja. Nas cartas a Timóteo, passa importantes instruções sobre a melhor forma de condução dos assuntos das jovens igrejas e comunidades cristãs.

Timóteo

Timóteo foi um discípulo grego de Paulo, que o auxiliou muito na resolução das questões com os coríntios, os macedônios e os tessalonicenses. Esteve quase sempre com Paulo, que o tinha como filho espiritual. Esta é uma das cartas ditas pastorais, junto com a Primeira a Timóteo e a carta a Tito. São conhecidas assim por se tratarem de recomendações aos pastores. Estas cartas retratam em geral os cultos de louvor da Igreja antiga, e exaltam a grandeza de Cristo e sua obra.

O Exemplo Moral

Esta segunda carta a Timóteo foi umas das últimas que Paulo escreveu antes de morrer. Além de prevenir contra os pretensos inovadores e também contra os tumultuadores, esta carta recomenda contra tais ameaças o exemplo da vida cristã em sua correção, tendo Jesus como modelo para defender a fé. É uma mensagem de coragem para os sacerdotes de Cristo.



2 Timóteo