A Segunda Carta de Pedro


O Livro

Após o martírio de Jesus, os apóstolos andaram pelo mundo pregando o Evangelho e fortificando a Igreja. Entre seus atos e escritos, figura esta segunda carta de Pedro, dirigida a todos os cristãos com palavras de esclarecimento sobre a relação do cristão com Deus, mas preocupada principalmente com a ameaça dos falsos doutores, aqueles que foram convertidos mas depois renegaram a verdade. Contra esses, deve-se guardar a Palavra do Senhor.

Os Falsos Doutores

Nos primeiros tempos da Igreja, foram muitos os obstáculos que demandavam superação das comunidades cristãs. Uma dessas ameaças vinha dos falsos doutores e dos incrédulos, que desafiavam alguns conceitos cristãos, podendo assim contaminar a apreensão da doutrina de Cristo, que tem perfeição divina. Sabiam os apóstolos que o remédio contra tais influências era o trabalho incessante pelo esclarecimento sobre Deus e o universo, e o verdadeiro papel dos cristãos. Assim, chama a atenção no texto para a verdade de Deus.

Deus é Fiel

O apóstolo lembra que o cristão deve ser fiel a Deus, como Deus sempre foi com quem guardou Sua Palavra. E isso porque cada cristão foi arrancado da corrupção do mundo para viver em comunhão com Deus. E, para não cair, o cristão deve ser fiel à palavra do Evangelho e estar sempre preparado para a vinda do Senhor. Assim, reconhecerá os inimigos de dentro da própria Igreja, que receberão o castigo no Dia do Senhor.



2 Pedro