A Primeira Carta a Timóteo
O Livro
Paulo, convertido por Jesus em uma visão, pregou o Evangelho por muitas regiões, ajudando a fortalecer a Igreja. Nesta carta, escreve a um de seus discípulos para chamar atenção quanto aos falsos doutrinadores que ameaçavam deturpar as práticas cristãs.
Timóteo
Timóteo foi um discípulo grego de Paulo, que o auxiliou muito na resolução das questões com os coríntios, os macedônios e os tessalonicenses. Esteve quase sempre com Paulo, que o tinha como filho espiritual. Esta é uma das cartas ditas pastorais, junto com a Segunda a Timóteo e a carta a Tito. São conhecidas assim por se tratarem de recomendações aos pastores. Estas cartas retratam em geral os cultos de louvor da Igreja antiga, e exaltam a grandeza de Cristo e sua obra.
Contra os Falsos Pregadores
Esta primeira carta a Timóteo o alerta para os falsos doutrinadores, que tentam abalar a moral cristã. Chama atenção para os principais erros que se deve combater, assim como as virtudes que os sacerdotes devem cultivar e as qualidades que devem possuir. Para proteger a doutrina das práticas pretensamente inovadoras, deve-se insistir nas regras para os cultos da Igreja e no correto tratamento das pessoas, para que a Igreja permaneça grande.