A Primeira Carta de Pedro
O Livro
Após a vinda de Jesus e seu Ministério na terra, seus apóstolos continuaram sua obra, pregando o Evangelho e espalhando Sua Palavra pelo mundo. Pedro, a quem Cristo havia dado a Pedro a missão de liderar Sua Igreja, escreve nesta carta a todos os cristãos uma mensagem de coragem e fé, para resistir à perseguições e cultivar uma vida cristã.
Pedro
Esta carta, escrita quando Pedro estava em Roma, contou com a ajuda de Silvano, que possuía bom domínio do grego. Com ela, o apóstolo se dirigia a comunidades fundadas por Paulo, as quais ele não conhecia pessoalmente. Apesar de se destinar a cristãos da Ásia, convertidos do paganismo, esta carta fala a todos os cristãos, fato que mostra a autoridade de Pedro como primeiro líder da Igreja, conforme determinado no Evangelho e confirmado em Atos dos Apóstolos.
Os Filhos de Deus
Como se poderia esperar, a carta fala mais do Evangelho que as cartas de Paulo, fazendo maior referência às palavras de Jesus. O que se nota no texto é a busca, no Antigo Testamento da Bíblia, de maior compreensão dos ensinamentos de Jesus, explicitando que os cristãos, sendo o Povo de Deus, são os herdeiros espirituais de Israel. Ao falar sobre os muitos sofrimentos dos cristãos, a carta visa dar conforto aos perseguidos e para animá-los a serem firmes na fé, cultivando uma vida de santidade, digna de Cristo.
O Texto
A carta começa com as instruções para uma vida cristã, para que sejamos dignos do Reino dos Céus. Depois, recomenda aos cristãos comportamentos em relação aos outros, aos próximos e aos não cristãos, e até em relação aos que lhes traziam sofrimentos. Nas perseguições, deve-se ter coragem e fé. Na vida normal, deve-se cultivar o amor e a caridade. Todos devem sempre estar vigilantes, inclusive contra os vícios que poderiam causar desvios do caminho.