Os Livros Proféticos da Bíblia


Os Livros Proféticos:

A Profecia implica em uma Revelação. Os Livros Proféticos da Bíblia revelam acontecimentos ainda por vir, na época em que os livros foram escritos. Com exceção do Livro do Apocalipse, os livro proféticos descrevem as ações dos profetas e as profecias enviadas a eles por Deus, no período que vai da época dos Reis até o Retorno do Exílio.

Sempre alertando o Povo sobre as consequências de se deixar corromperem os costumes e os rituais, os profetas desses livros escreveram ou tiveram suas vidas escritas a partir da degeneração de Israel, quando os Reis de Judá e Israel faziam e permitiam que fosse feito o que era errado aos olhos do Senhor. As terríveis punições foram anunciadas e a Ira de Deus não perdoaria os que lhe fossem infiéis. Assim foi prevista a destruição de Israel e o Exílio de seu Povo.

Mas diante da desgraça, sempre mais próxima, o Senhor também enviou, por meio de seus profetas, mensagens de esperança, pois jamais abandonaria Seu Povo. Assim, os profetas pregavam a penitência e a fé, pois o futuro veria a glória de Israel, nas mãos do Messias que Deus enviaria.

Os Livros Proféticos apresentam algumas dificuldades de interpretação, devido à sua linguagem muito simbólica, em alguns momentos, a ao contexto do lugar e da época de cada profeta. Assim, é preciso compreender, por exemplo, que Oséias falava sobre a desgraça que viriam para Israel, devido à sua corrupção. Por isso, falava da relação de Deus com Seu Povo, utilizando como analogia a relação de um marido com a esposa adúltera. Já Daniel falava para os judeus no Exílio, utilizando a linguagem da corte da Babilônia, que tinha seus simbolismos próprios.

Em um contexto diferente, o Apocalipse, o único livro profético do Novo Testamento, anuncia um fim próximo, porém tem um sentido diferente das profecias do Antigo Testamento, ao anunciar a volta de Jesus, no fim dos tempos.

Leia também: