Os Livros Sapienciais, ou Poéticos, são aqueles livros do Antigo Testamento da Bíblia que contêm a sabedoria de Deus e de Seu Povo, não se dedicando à narrativa da grande história da relação entre Deus e Seu Povo, nem possuindo conteúdo propriamente profético. Para isso, esses livros, os Salmos, o Livro de Jó, os Provérbios, o Eclesiastes, as Lamentações de Jeremias e o Cântico dos Cânticos, muitas vezes utilizam uma linguagem poética, repleta de simbolismo, dado que não podemos absorver a sabedoria como faríamos com o mero conhecimento.
Somente por meio de nossa própria reflexão e experiência é que podemos adquirir a sabedoria, a partir daquilo que nos é apresentado. Por isso, os livros sapienciais precisam ser lidos com coração aberto e muita atenção, e é comum que não se compreenda seu texto imediatamente. Se a Bíblia nos ensina sempre mais, não importa o quanto já tenhamos lido, esses são seus livros mais misteriosos e desafiantes, pois nem sempre geram um conhecimento que possamos expressar em palavras, já que falam de amor, graça e fé, entre outras coisas.
Ainda assim, o ideal é buscar saber algo minimamente sobre cada livro, para então proceder a sua leitura. É importante saber que o Livro do Eclesiastes é uma reflexão sobre a realidade de Deus, de Sua Criação e da condição humana. Da mesma forma, os Provérbios trazem a sabedoria do Povo de Deus, falando sobre coisas da vida e da relação com o Senhor. Já os famosos Salmos são uma coleção de cantos, louvores e orações que são recitados até hoje como prática de fé.
O Cântico dos Cânticos talvez seja um dos livros mais simbólicos da Bíblia, pois, ao contrário dos Provérbios e do Eclesiastes, utiliza várias metáforas para expressar a relação de Deus com Seu Povo, e deve ser lido com um pensamento elevado, assim como as Lamentações, que falam de uma época de grande tristeza para Israel. Por fim, o Livro de Jó fala também de grande sofrimento e provação, para passar uma magnífica mensagem de perseverança e fé.
Leia também: