1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão e a seus filhos, e a todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Isto é o que mandou o SENHOR, dizendo:
3 Qualquer homem da casa de Israel que degolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no acampamento, ou fora do acampamento,
4 E não o trouxer à porta do tabernáculo do testemunho, para oferecer oferta ao SENHOR diante do tabernáculo do SENHOR, sangue será imputado ao tal homem: sangue derramou; eliminado será o tal homem dentre seu povo:
5 A fim de que tragam os filhos de Israel seus sacrifícios, os que sacrificam sobre a face do campo, para que os tragam ao SENHOR à porta do tabernáculo do testemunho ao sacerdote, e sacrifiquem eles sacrifícios pacíficos ao SENHOR.
6 E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar do SENHOR, à porta do tabernáculo do testemunho, e queimará a gordura em cheiro suave ao SENHOR.
7 E nunca mais sacrificarão seus sacrifícios aos demônios, atrás dos quais se prostituíram: terão isto por estatuto perpétuo por suas gerações.
8 Tu Lhes dirás também: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós, que oferecer holocausto ou sacrifício,
9 E não o trouxer à porta do tabernáculo do testemunho, para fazê-lo ao SENHOR, o tal homem será igualmente eliminado de seus povos.
10 E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, eu porei meu rosto contra a pessoa que comer sangue, e lhe cortarei dentre seu povo.
11 Porque a vida da carne no sangue está: e eu vos a dei para expiar vossas pessoas sobre o altar: pelo qual o mesmo sangue expiará a pessoa.
12 Portanto, disse aos filhos de Israel: Nenhuma pessoa de vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós comerá sangue.
13 E qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que recolher caça de animal ou de ave que seja de comer, derramará seu sangue e o cobrirá com terra:
14 Porque a alma de toda carne, sua vida, está em seu sangue: portanto disse aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é seu sangue; qualquer um que a comer será eliminado.
15 E qualquer um pessoa que comer coisa morta ou despedaçada por fera, tanto dos naturais como dos estrangeiros, lavará suas roupas e a si mesmo se lavará com água, e será impuro até à tarde; e se limpará.
16 E se não os lavar, nem lavar sua carne, levará sua iniquidade.
Descrição – Levítico 17
Levítico 17 aborda as leis sobre o sangue e o sacrifício, estabelecendo regras rigorosas para o abate de animais e a oferta de sacrifícios no Tabernáculo. O capítulo enfatiza que o sangue, como símbolo da vida, deve ser oferecido a Deus e não consumido pelos israelitas. A proibição de sacrificar fora do Tabernáculo visa garantir que os rituais sejam centralizados no local designado por Deus. Essas leis reforçam a santidade e a obediência nas práticas religiosas. No contexto de Levítico, o capítulo destaca a importância da pureza, do culto correto e da separação do povo de práticas idólatras.
Livro do Levítico:
- Levítico 1 – A Oferta do Holocausto
- Levítico 2 – A Oferta de Manjares e Grãos
- Levítico 3 – Oferta Pacífica e Sacrifícios
- Levítico 4 – A Oferta Pelo Pecado
- Levítico 5 – Oferta pela Culpa e Reparação
- Levítico 6 – Leis do Holocausto
- Levítico 7 – Ofertas Pacíficas
- Levítico 8 – Consagração de Aarão
- Levítico 9 – Primeiro Sacrifício de Aarão
- Levítico 10 – Nadabe e Abiú
- Levítico 11 – Animais Puros e Impuros
- Levítico 12 – Purificação após o Parto
- Levítico 13 – Lepra e Diagnóstico
- Levítico 14 – Purificação do Leproso
- Levítico 15 – Fluxos Corporais e Impureza
- Levítico 16 – Yom Kipur: O Dia da Expiação
- Levítico 18 – Leis sobre Imoralidade
- Levítico 19 – Leis de Santidade
- Levítico 20 – Punições para Pecados Graves
- Levítico 21 – Regras para Sacerdotes
- Levítico 22 – A Aceitação de Ofertas
- Levítico 23 – As Festas Sagradas
- Levítico 24 – O Castigo pela Blasfêmia
- Levítico 25 – O Ano Sabático e o Jubileu
- Levítico 26 – Bênçãos e Maldições pela Lei
- Levítico 27 – Leis sobre Votos e Dízimos