1 Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra na qual tu hás de entrar para possuí-la, e houver expulsado de diante de ti muitas nações, aos heteus, aos gergeseus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, sete nações maiores e mais fortes que tu;
2 E o SENHOR teu Deus as houver entregue diante de ti, e as ferires, por completo as destruirás: não farás com eles aliança, nem as pouparás.
3 E não aparentarás com eles: não darás tua filha a seu filho, nem tomarás a sua filha para teu filho.
4 Porque desviará a teu filho de me seguir, e servirão a deuses alheios; e o furor do SENHOR se acenderá sobre vós, e te destruirá logo.
5 Mas assim haveis de fazer com eles: seus altares destruireis, e quebrareis suas estátuas, e cortareis seus bosques, e queimareis suas esculturas no fogo.
6 Porque tu és povo santo ao SENHOR teu Deus: o SENHOR teu Deus te escolheu para ser-lhe um povo especial, mais que todos os povos que estão sobre a face da terra.
7 Não por ser vós mais que todos os povos vos quis o SENHOR, e vos escolheu; porque vós éreis os menores de todos os povos:
8 Mas sim porque o SENHOR vos amou, e quis guardar o juramento que jurou a vossos pais, vos tirou o SENHOR com mão forte, e vos resgatou de casa de servos, da mão de Faraó, rei do Egito.
9 Conhece, pois, que o SENHOR teu Deus é Deus, Deus fiel, que guarda o pacto e a misericórdia aos que lhe amam e guardam seus mandamentos, até as mil gerações;
10 E que retribui em sua face ao que lhe aborrece, destruindo-o: nem o dilatará ao que lhe odeia, em sua face lhe retribuirá.
11 Guarda portanto os mandamentos, e estatutos, e regulamentos que eu te mando hoje que cumpras.
12 E será que, por haver ouvido estes regulamentos, e guardado e os praticado, o SENHOR teu Deus guardará contigo o pacto e a misericórdia que jurou a teus pais;
13 E te amará, e te abençoará, e te multiplicará, e abençoará o fruto de teu ventre, e o fruto de tua terra, e teu grão, e teu mosto, e teu azeite, a cria de tuas vacas, e os rebanhos de tuas ovelhas, na terra que jurou a teus pais que te daria.
14 Bendito serás mais que todos os povos: não haverá em ti homem nem mulher estéril, nem em teus animais.
15 E tirará o SENHOR de ti toda enfermidade; e todas as más pragas do Egito, que tu sabes, não as porá sobre ti, antes as porá sobre todos os que te odiarem.
16 E consumirás a todos os povos que te dá o SENHOR teu Deus: não os perdoará teu olho; nem servirás a seus deuses, que te será tropeço.
17 Quando disseres em teu coração: Estas nações são muitas mais que eu, como as poderei desarraigar?;
18 Não tenhas medo deles: lembra-te bem do que fez o SENHOR teu Deus com Faraó e com todo o Egito;
19 Das grandes provas que viram teus olhos, e dos sinais e milagres, e da mão forte e braço estendido com que o SENHOR teu Deus te tirou: assim fará o SENHOR teu Deus com todos os povos de cuja presença tu temerdes.
20 E também enviará o SENHOR teu Deus sobre eles vespas, até que pereçam os que restarem, e os que se houverem escondido de diante de ti.
21 Não desmaies diante deles, que o SENHOR teu Deus está em meio de ti, Deus grande e terrível.
22 E o SENHOR teu Deus expulsará a estas nações de diante de ti pouco a pouco: não as poderás acabar logo, para que os animais do campo não se aumentem contra ti.
23 Mas o SENHOR teu Deus as entregará diante de ti, e ele as quebrantará com grande destroço, até que sejam destruídos.
24 E ele entregará seus reis em tua mão, e tu destruirás o nome deles de debaixo do céu: ninguém te fará testa até que os destruas.
25 As esculturas de seus deuses queimarás no fogo: não cobiçarás prata nem ouro de sobre elas para tomá-lo para ti, para que não tropeces nisso, pois é abominação ao SENHOR teu Deus;
26 E não meterás abominação em tua casa, para que não sejas anátema como isso; por completo o aborrecerás e o abominarás; porque é anátema.
Descrição – Deuteronômio 7
Deuteronômio 7 trata da aliança entre Deus e Israel, destacando a necessidade de obediência e separação das nações pagãs. Moisés ordena que o povo destrua completamente os inimigos na Terra Prometida, evitando casamentos com eles para não serem desviados para a idolatria. Deus promete bênçãos, prosperidade e proteção àqueles que obedecerem, reafirmando Seu amor e fidelidade. O capítulo enfatiza a santidade de Israel como povo escolhido e alerta contra o medo dos inimigos, garantindo que Deus lutará por eles. A passagem reforça o compromisso com os mandamentos divinos como caminho para a vitória e a prosperidade na terra.
Livro do Deuteronômio:
- Deuteronômio 1 – A Jornada no Deserto
- Deuteronômio 2 – Vitórias em Seom e Ogue
- Deuteronômio 3 – Revisão das Conquistas
- Deuteronômio 4 – Advertências
- Deuteronômio 5 – Os Dez Mandamentos
- Deuteronômio 6 – Mandamento: Amar a Deus
- Deuteronômio 8 – Guardar os Mandamentos
- Deuteronômio 9 – Rebeliões de Israel
- Deuteronômio 10 – A Arca da Aliança
- Deuteronômio 11 – Bênçãos da Obediência
- Deuteronômio 12 – O Lugar de Adoração
- Deuteronômio 13 – Contra Falsos Profetas
- Deuteronômio 14 – Alimentos e Dízimo
- Deuteronômio 15 – O Ano da Remissão
- Deuteronômio 16 – As Festas Anuais
- Deuteronômio 17 – Reis e Sacerdotes
- Deuteronômio 18 – Direitos dos Sacerdotes
- Deuteronômio 19 – Refúgio e Testemunhas
- Deuteronômio 20 – Leis para a Guerra
- Deuteronômio 21 – Leis para a Justiça
- Deuteronômio 22 – Regras para Conduta
- Deuteronômio 23 – Leis da Congregação
- Deuteronômio 24 – Família e Justiça Social
- Deuteronômio 25 – Leis sobre Retaliação
- Deuteronômio 26 – A Fidelidade a Deus
- Deuteronômio 27 – Maldições no Monte Ebal
- Deuteronômio 28 – Sobre a Aliança
- Deuteronômio 29 – Renovação da Aliança
- Deuteronômio 30 – Promessa de Restauração
- Deuteronômio 31 – Moisés Prepara Josué
- Deuteronômio 32 – O Cântico de Moisés
- Deuteronômio 33 – Bênçãos de Moisés
- Deuteronômio 34 – A Morte de Moisés