Passagem de Gênesis: A Prova de Fé de Abraão e o maior dos sacrifícios

A Passagem da Bíblia em que Deus põe à prova a fé de Abraão, provação após a qual é confirmada a Aliança com o Povo de Deus

Sobre a Passagem

A história narrada no Livro do Gênesis passa pela criação do universo e termina com a origem do Povo de Deus. Após mostrar como Deus criou os céus e a Terra, terminando sua obra com a maior de suas criações – o homem, o livro conta como a humanidade se desenvolveu depois do Grande Dilúvio, com o surgimento do povo israelita, que decorre da história de seus patriarcas.

Abraão, que foi escolhido por Deus, honrou o Senhor e celebrou a Aliança de Deus com toda a sua descendência. A Aliança com Deus foi passada adiante por seu filho Isaque, e, depois deste, por seu filho Jacó, cujos filhos deram origem às Doze Tribos de Israel.

Nesta passagem da Bíblia, um dos mais importantes momentos dos Livros Históricos, vemos que, depois de celebrar a Aliança com Deus e seguir Sua orientação, partindo da terra de Ur, lutando depois na guerra dos cinco reis e habitado diferentes regiões, Abraão era já velho quando teve seu filho Isaque. Tendo ocorrido quando Abraão e sua esposa Sara já estavam avançados em idade, a gestação de Isaque havia sido concedida por Deus, pois, durante toda sua vida, Sara não podia engravidar.

Foi então que Abraão recebeu o comando de Deus, para que desse em holocausto seu filho Isaque, que havia sido uma graça divina. Sem questionar a ordem, ele levou seu filho para o sacrifício. Porém, quando se preparava para imolar seu filho, um anjo do Senhor deteve sua mão e lhe disse que, por passar pela provação do Senhor e lhe oferecer a vida de seu próprio filho, estava confirmada a Aliança eterna com seus descendentes. E assim foi passada a Aliança de Abraão para Isaque, e depois para Jacó e as Doze Tribos de Israel.

A Passagem

Genesis 22:1-24

1 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e lhe disse: Abraão. E ele respondeu: Eis-me aqui.
2 E disse: Toma agora teu filho, teu único, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que eu te direi.
3 E Abraão se levantou manhã muito cedo, e preparou seu asno, e tomou consigo dois servos seus, e a Isaque seu filho: e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe disse.
4 Ao terceiro dia levantou Abraão seus olhos, e viu o lugar de longe.
5 Então disse Abraão a seus servos: Esperai aqui com o asno, e eu e o jovem iremos até ali, e adoraremos, e voltaremos a vós.
6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e a pôs sobre Isaque seu filho: e ele tomou em sua mão o fogo e a espada; e foram ambos juntos.
7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai. e ele respondeu: Eis-me aqui, meu filho. E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha; mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 E respondeu Abraão: Deus se proverá de cordeiro para o holocausto, filho meu. E iam juntos.
9 E quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia dito, edificou ali Abraão um altar, e compôs a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e pôs-lhe no altar sobre a lenha.
10 E estendeu Abraão sua mão, e tomou a espada, para degolar a seu filho.
11 Então o anjo do SENHOR lhe gritou do céu, e disse: Abraão, Abraão. E ele respondeu: Eis-me aqui.
12 E disse: Não estendas tua mão sobre o jovem, nem lhe faças nada; que já conheço que temes a Deus, pois que não me recusaste o teu filho, o teu único;
13 Então levantou Abraão seus olhos, e olhou, e eis um carneiro a suas costas preso em um arbusto por seus chifres: e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-lhe em holocausto em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar, O SENHOR proverá. Portanto se diz hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15 E chamou o anjo do SENHOR a Abraão segunda vez desde o céu,
16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR, que porquanto fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu único;
17 Certamente te abençoarei, e multiplicarei tua descendência como as estrelas do céu, e como a areia que está na beira do mar; e tua descendência possuirá as portas de seus inimigos:
18 Em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.
19 E voltou Abraão a seus servos, e levantaram-se e se foram juntos a Berseba; e habitou Abraão em Berseba.
20 E aconteceu depois destas coisas, que foi dada nova a Abraão, dizendo: Eis que também Milca havia dado à luz filhos a Naor teu irmão:
21 A Uz seu primogênito, e a Buz seu irmão, e a Quemuel pai de Arã.
22 E a Quésede, e a Hazo, e a Pildas, e a Jidlafe, e a Betuel.
23 E Betuel gerou a Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão.
24 E sua concubina, que se chamava Reumá, deu à luz também a Tebá, e a Gaã, e a Taás, e a Maaca.