É muito comum ouvirmos histórias de pessoas que despertaram para uma vida em Deus, ou que foram convertidas. Mas também há casos de pessoas que deixaram os princípios cristãos para viver em pecado. E agora desejam voltar a ter um relacionamento com Deus.
Não é simples para uma pessoa quer retornar ao caminho de Cristo. Sim, o caminho sempre estará lá. Mas, como na parábola do Filho Pródigo, esse não é um simples retorno. Imagine a vergonha de voltar para sua casa sem nada, quando partiu levando tudo?
Voltar pode parecer simples, mas devemos buscar entender como a pessoa se sente. Quem partiu teme o julgamento de seus irmãos. Não se trata de alguém tendo contato com a verdade e reconhecendo a fé. Ao contrário, trata-se de alguém que já conhecia a verdade e a desprezou. Por várias possíveis razões.
Por isso, quem está em volta deve livrar a pessoa de julgamentos, conforme nos ensina Cristo, em Mateus 7:
Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
Mateus 7:1-2
Quem retorna precisa de acolhimento, não de acusações. E Não são poucas as passagens do Evangelho sobre isso. Portanto, o que podemos fazer é orientar essa pessoa. Pois é natural que, mesmo arrependida, encontre-se ainda perdida. Seguem alguns passos sobre como ela deve agir:
Arrepender-se
Arrepender-se é pedir desculpas a Deus. Em seu íntimo. A queda pode ter acontecido por motivos mesquinhos. Mas como o Pai do Filho Pródigo em Lucas 15, Deus é misericordioso e gentil. Ele receberá com alegria o filho perdido. Portanto, o primeiro passo é voltar de coração aberto. Pois Deus nos conhece melhor do que ninguém. E perdoará nossos pecados.
Confessar
Falamos de arrependimento, mas para isso é importante ter convicção. E a única forma de voltar ao relacionamento com Deus é admitir o que se fez. E confessar os próprios erros, com a mesma coragem que teve para transgredir. Lembre-se do Salmo 7: “Deus é um juiz justo”. Confie em Sua sabedoria. Entregue a Ele sua vida, e Ele cuidará de você.
Por fim, lembre que a pessoa passou por grandes mudanças em sua vida. De modo que precisa fazer uma demorada avaliação de seus atos. Ela está mesmo convencida? Aconteceu algo impactante que a fez mudar de ideia em algum momento? Será capaz de superar o ocorrido ou ainda precisa de ajuda? É um momento de profunda reflexão espiritual. E toda ajuda será bem-vinda.
Recomeço
Mudanças são difíceis, mas tenha em mente que a pessoa está passando por um recomeço. O futuro está à frente e Deus oferece a ela tudo de que precisa para resgatar sua vida. Dê a ela tempo e espaço, pois o caminho não é fácil. Mas será muito melhor com uma mão amiga com que possa contar.