
O Livro
A Escravidão no Egito
Após a Criação e a celebração da Grande Aliança com Deus, o Povo Escolhido, pela ação de José, filho de Jacó, foi para o Egito. O Livro do Êxodo conta a história de como o Povo Hebreu deixou o Egito em busca da Terra Prometida.
Duzentos anos haviam passado desde José e Faraó parecia ter esquecido o bem que um hebreu fizera ao Egito. Com o temor de uma revolta de o povo hebreu foi escravizado e perseguido, chegando ao ponto em que houve uma ordem para matar todos os recém-nascidos, de modo a controlar o tamanho sua população.
Moisés e o Chamado de Deus
Um dos bebês condenados a morrer foi salvo por sua mãe, que o depositou em um cesto e o deixou ser levado pelo rio Nilo. Moisés foi então encontrado por uma ama da mulher do Faraó e criado como egípcio. Já homem feito, Moisés matou um guarda que castigava um hebreu e deixou o Egito, indo para o deserto. Lá encontrou tribos da mesma origem de seu povo e passou a viver como pastor em seu meio. Foi então que recebeu o chamado de Deus, que lhe disse para voltar ao Egito e libertar seu povo.
As Dez Pragas do Egito
Ao retornar, ele entrou em contato com os hebreus, anunciando os planos de Deus, e disse ao faraó para libertar seu povo. Como este não o permitiu, Deus lançou dez pragas contra o Egito. Com a última destas, a morte de todos os primogênitos, que vitimou o filho do Faraó, este deixou os hebreus partirem.
O Êxodo e a Travessia do Mar Vermelho
Quando Moisés e seu Povo já estavam longe, Faraó se arrependeu e foi atrás deles com seu exército, para matá-los. Deus fez então que Moisés separasse as águas do Mar Vermelho para que todo o povo atravessasse, tornando a uni-las quando os egípcios tentaram atravessar. Apenas Faraó sobreviveu e retornou sozinho para o Egito.
Os Dez Mandamentos
Conduzindo os hebreus pelo deserto, Moisés os levou até o Monte Sinai, onde Deus anunciou a aliança com seu povo, segundo a qual o Senhor sempre os protegeria, levando-os até a Terra Prometida, desde que todos seguissem seus preceitos, agindo conforme a Lei. Moisés subiu então até o cume do Monte Sinai, onde Deus lhe entregou duas tábuas de pedra contendo a Lei.
Ao retornar ao acampamento hebreu, no entanto, Moisés encontrou as pessoas cultuando outros ídolos, o que faz Moisés quebrar as tábuas em um ataque de fúria. Ele subiu novamente o Monte, onde desta vez Deus ditou a Lei para que ele mesmo as escrevesse em pedra. Ao retornar pela segunda vez, o povo o recebeu e aceitou os mandamentos de Deus como seus. Iniciou-se então a jornada rumo à Terra Prometida.
Pessoas
- Moisés
- Ramsés
- Mirian
- Arão
Fatos Principais
- Nascimento de Moisés
- Exílio de Moisés
- O chamado de Deus
- As pragas do Egito
- A libertação do Povo
- A Travessia do Mar Vermelho
- Os Dez Mandamentos
Destaques
- O Povo Hebreu é libertado da Escravidão
- Deus e o Povo celebram a nova Aliança