Entre vários temas, os salmos falam de humildade, uma virtude exaltada em todo o texto das Escrituras. Em vários trechos da Bíblia, podemos ver a postura humilde como um fardo ou uma desvantagem, mas em outros, verificamos que ela gera um certo poder que o cristão pode e deve usar no seu dia-a-dia.
Quando se fala nos ensinamentos de Cristo, uma das primeiras idéias que surgem é “humildade”. A postura e o sentimento de humildade são quase sinônimos de cristianismo e é muito difícil falar de toda a filosofia que encontramos nas palavras de Jesus sem citar a humildade.
A humildade é reconhecidamente uma virtude para o cristão. E, de fato, as palavras de Cristo não deixam muitas dúvidas sobre o papel da humildade na vida daqueles que buscam a Deus. Como em Mateus 23:12:
E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23:12
Mas não é incomum que se confunda essa postura com uma imagem passiva ou submissa do cristão. E isso talvez se deva a passagens como Lucas 6:29:
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
Lucas 6:29
Para os cristãos, no entanto, é difícil entender a humildade como um sinal de inferioridade. E essa confusão acerca das diferentes concepções que as pessoas tem sobre a humildade levam não raro a discussões sobre seu real significado. Discutir o sentido da humildade não é o objetivo deste texto, mas demonstrar porque ela é, na verdade, algo que gera uma força para os cristãos, em qualquer situação.
E, para isso, há muitas passagens sobre o assunto, mas agora recorremos aos salmos da Bíblia, em especial, os salmos 32, 37 e 131.
A força do cristão está na humildade e na verdade. Pois os pecadores parecem prosperar, mas constroem suas casas sobre a areia, ou seja, vivem em ilusão. Tudo que constroem é efêmero. Como bem sabemos de Mateus 7:26:
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;
Mateus 7:26
Assim, podemos ver, nestas passagens do salmo 37, como a soberba, o contrário da humildade, não passa de ilusão. É o sinal de que tudo de admirável ali é passageiro:
Vi um ímpio prepotente a expandir-se qual cedro do Líbano. Passei, e eis que desaparecera; procurei-o, e já não foi encontrado.
Salmos 37:35,36
Quanto aos transgressores, serão, à uma, destruídos; a descendência dos ímpios será exterminada.
Salmos 37:38
Ao passo que o que busca ser justo em sua vida, permanece firme e com o tempo fica mais forte:
Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos; serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será exterminada.
Salmos 37:28
Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.
Salmos 37:25
Pois a palavra do Senhor traz a verdade e revela a regra da vida, que os prazeres fáceis e rápidos levam à ruína. A prosperidade vem com esforço e dedicação:
Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios.
Salmos 37:16
Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz.
Salmos 37:11
E, para mostrar como a postura humilde não deve jamais ser compreendida como inferioridade, temos as palavras do salmo 32 quase como advertência contra isso:
Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte não te obedecem.
Salmos 32:9-11
Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor , a misericórdia o assistirá.
Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração.
Por fim, o salmo 131 nos lembra de que o caminho que quem entrega o destino a Deus e somente a Ele é submisso, leva à paz, que é o destino dos fortes:
1 Senhor , não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.
2 Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
3 Espera, ó Israel, no Senhor , desde agora e para sempre.
Salmos 131