1 E será que, quando houveres entrado na terra que o SENHOR teu Deus te dá por herança, e a possuíres, e habitares nela;
2 Então tomarás das primícias de todos os frutos da terra, que tirares de tua terra que o SENHOR teu Deus te dá, e o porás em um cesto, e irás ao lugar que o SENHOR teu Deus escolher para fazer habitar ali seu nome.
3 E chegarás ao sacerdote que for naqueles dias, e lhe dirás: Reconheço hoje ao SENHOR teu Deus que ei entrado na terra que jurou o SENHOR a nossos pais que nos havia de dar.
4 E o sacerdote tomará o cesto de tua mão, e o porá diante do altar do SENHOR teu Deus.
5 Então falarás e dirás diante do SENHOR teu Deus: Um arameu a ponto de perecer foi meu pai, o qual desceu ao Egito e peregrinou ali com poucos homens, e ali cresceu em gente grande, forte e numerosa:
6 E os egípcios nos maltrataram, e nos afligiram, e puseram sobre nós dura servidão.
7 E clamamos ao SENHOR Deus de nossos pais; e ouviu o SENHOR nossa voz, e viu nossa aflição, e nosso sofrimento, e nossa opressão:
8 E tirou-nos o SENHOR do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais e com milagres:
9 E trouxe-nos a este lugar, e deu-nos esta terra, terra que flui leite e mel.
10 E agora, eis que, trouxe as primícias do fruto da terra que me deste, ó SENHOR. E o deixarás diante do SENHOR teu Deus, e te inclinarás diante do SENHOR teu Deus.
11 E te alegrarás com todo o bem que o SENHOR teu Deus houver dado a ti e a tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está em meio de ti.
12 Quando houveres acabado de dizimar todo o dízimo de teus frutos no ano terceiro, o ano do dízimo, darás também ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva; e comerão em tuas vilas, e se saciarão.
13 E dirás diante do SENHOR teu Deus: Eu tirei o consagrado de minha casa, e também o dei ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão, e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me ordenaste: não transgredi teus mandamentos, nem me esqueci deles.
14 Não comi disso em meu luto, nem tirei disso em impureza, nem disso dei para o morto: obedeci à voz do SENHOR meu Deus, fiz conforme tudo o que me mandaste.
15 Olha desde a morada de tua santidade, desde o céu, e abençoa a teu povo Israel, e à terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que flui leite e mel.
16 O SENHOR teu Deus te manda hoje que cumpras estes estatutos e regulamentos; cuida, pois, de praticá-los com todo teu coração, e com toda tua alma.
17 Ao SENHOR exaltou hoje para que te seja por Deus, e para andar em seus caminhos, e para guardar seus estatutos e seus mandamentos e seus regulamentos, e para ouvir sua voz:
18 E o SENHOR te exaltou hoje para que lhe sejas seu privativo povo, como ele te disse, e para que guardes todos os seus mandamentos;
19 E para te pôr alto sobre todas as nações que fez, para louvor, e fama, e glória; e para que sejas povo santo ao SENHOR teu Deus, como ele disse.
Descrição – Deuteronômio 26
Deuteronômio 26 descreve um momento importante na vida do povo de Israel, quando eles são instruídos a levar suas ofertas ao Senhor como reconhecimento pela fidelidade de Deus durante sua jornada no deserto. O capítulo destaca a cerimônia de oferta das primícias, um gesto de gratidão e adoração a Deus, reconhecendo sua provisão e proteção. Além disso, é enfatizada a importância de lembrar as misericórdias de Deus e se comprometer a viver em obediência a Seus mandamentos, reforçando o pacto entre Deus e Seu povo. O capítulo também reforça a separação entre o povo de Israel e outras nações pagãs.
Livro do Deuteronômio:
- Deuteronômio 1 – A Jornada no Deserto
- Deuteronômio 2 – Vitórias em Seom e Ogue
- Deuteronômio 3 – Revisão das Conquistas
- Deuteronômio 4 – Advertências
- Deuteronômio 5 – Os Dez Mandamentos
- Deuteronômio 6 – Mandamento: Amar a Deus
- Deuteronômio 7 – Israel, o Povo Escolhido
- Deuteronômio 8 – Guardar os Mandamentos
- Deuteronômio 9 – Rebeliões de Israel
- Deuteronômio 10 – A Arca da Aliança
- Deuteronômio 11 – Bênçãos da Obediência
- Deuteronômio 12 – O Lugar de Adoração
- Deuteronômio 13 – Contra Falsos Profetas
- Deuteronômio 14 – Alimentos e Dízimo
- Deuteronômio 15 – O Ano da Remissão
- Deuteronômio 16 – As Festas Anuais
- Deuteronômio 17 – Reis e Sacerdotes
- Deuteronômio 18 – Direitos dos Sacerdotes
- Deuteronômio 19 – Refúgio e Testemunhas
- Deuteronômio 20 – Leis para a Guerra
- Deuteronômio 21 – Leis para a Justiça
- Deuteronômio 22 – Regras para Conduta
- Deuteronômio 23 – Leis da Congregação
- Deuteronômio 24 – Família e Justiça Social
- Deuteronômio 25 – Leis sobre Retaliação
- Deuteronômio 27 – Maldições no Monte Ebal
- Deuteronômio 28 – Sobre a Aliança
- Deuteronômio 29 – Renovação da Aliança
- Deuteronômio 30 – Promessa de Restauração
- Deuteronômio 31 – Moisés Prepara Josué
- Deuteronômio 32 – O Cântico de Moisés
- Deuteronômio 33 – Bênçãos de Moisés
- Deuteronômio 34 – A Morte de Moisés